[Receita] Peito bovino (Brisket), por João Queiroz

clock18, fevereiro 2016

Nosso amigo pecuarista e cozinheiro João Queiroz iniciou uma coluna no blog gastronômico Dedo de Moça chamada “Corte de segunda, carne de primeira”. O primeiro post foi sobre o peito bovino (brisket), corte que valorizamos muito aqui na Vila Beef tamanho o prazer que temos ao degustá-lo.

João é um belo apreciador de carnes em geral, e por isso também valoriza cortes pouco conhecidos e sub-aproveitados aqui no Brasil: não existe carne de segunda, apenas chefs de segunda.

Sua primeira publicação na coluna foi sobre o peito bovino, ou brisket:

Vamos começar com o peito (brisket), que é meu corte preferido! Essa carne tem excelente sabor e textura por causa da alta quantidade da gordura. O peito aguenta um período longo no fogo sem ressecar e é assim que vamos prepará-lo: bem suculento! 

01

Ingredientes:

1 peça de peito (entre 4 e 5kg)
2 litros de suco de maçã (ou de romã)
Sal e pimenta do reino a gosto
Papel alumínio.

Modo de Preparo:

1. Tempere o peito com sal e pimenta, fazendo uma camada uniforme de ambos os lados e reserve.

2. Enquanto isso acenda a churrasqueira e deixe esquentar.

3. Quando a churrasqueira estiver quente, coloque a carne com a gordura virada para cima e pincele o suco de maçã. Coloque ao lado do peito uma tigela com água para que a carne fique umedecida.

4. Tampe a churrasqueira (se não tiver tampa coloque uma assadeira cobrindo a peça e a tigela com água). Durante esse tempo, se perceber que a peça secou, você pode irrigá-la novamente com o suco.

5. Após 10-15 minutos, vire o lado da carne, dessa vez com a gordura para baixo, e repita o processo pincelando o suco. Fique atento pois a gordura pode pingar na churrasqueira e a peça pegar fogo. Se isso ocorrer vire a carne novamente, pincele mais suco e vire-a de volta.

6. Depois deste processo, você vai perceber que a peça deu uma sensível diminuída de tamanho, o que quer dizer que ela já está bem selada e já é hora de embrulhá-la. Tire-a da churrasqueira e espere uns 3 minutos para era esfrie um pouco.

7. Assim que você conseguir segurar a carne com a mão, coloque-a em cima de uma folhar de alumínio, pincele mais uma vez o suco na carne (pode caprichar!) e enrole bem enrolado com o papel alumínio (no mínimo 2 camadas).

8. Volte a carne envolvida no papel alumínio para a churrasqueira, na prateleira mais alta (onde bate menos fogo).

9. Deixe por mais 2-3h. Retire a carne do fogo e desembrulhe. Deixe descansar por 5 minutos antes de fatiá-la.

obs: você também pode fazer essa delícia no forno!

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn3Email this to someone

Veja mais

2 thoughts on “[Receita] Peito bovino (Brisket), por João Queiroz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *